
O Espaço Cósmico
A imensidade do cosmos, cujas dimensões são expressas por grandezas colossais, assusta as pessoas, generalizando a noção de que o universo é grande demais para ser apreciado pela limitada percepção do ser humano. Isto é falso. Uma das características mais surpreendentes da astronomia é sua capacidade de avaliar com razoável precisão as distâncias e as grandezas cósmicas. E o que é mensurável é também concebível.
Nesta viagem pelo universo mostra-se que é possível criar imagens mentais bastante aproximadas dos objetos que povoam nosso Sistema Solar e nossa galáxia, e até dos conteúdos cósmicos mais distantes. Usando-se o recurso de imaginar modelos visuais em escala torna-se possível fazer uma idéia plenamente satisfatória, não só do tamanho e das distâncias de planetas e estrelas como também das galáxias mais remotas, quasares e outros conteúdos do universo.
Ao final da viagem, a impressão que ficará não será a de nossa insignificante pequenez, diante da vastidão cósmica. Muito pelo contrário, o que será evidenciado e, de certa forma, demonstrado, é o sentimento maravilhoso da grandeza imensurável do espírito humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário